A Estação de Biologia Marítima de Inhaca (EBMI) foi palco, de 29 a 31 de Maio, da Primeira Edição da Academia Florestal co-organizado pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal da UEM (FAEF) e pelo Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) com a colaboração do Instituto dos Recursos Naturais da Finlândia (LUKE).

O evento visava contribuir nos esforços que a UEM tem estado a desenvolver para a sustentabilidade da Ilha de Inhaca com destaque para a conservação dos ecossistemas.
Na abertura oficial, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo, afirmou que o evento constitui mais um esforço na busca de soluções para a mitigação dos problemas ambientais contemporâneos, bem como da exploração sustentável dos recursos naturais, em particular de KaNyaka. 
Entretanto, a Governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura, encorajou a iniciativa e disse ser com agrado que tem estado a acompanhar o Plano de Intervenção da Ilha de Inhaca desenvolvido pela UEM. 
Cintura frisou que o assunto relativo as florestas é deveras importante, por isso, consta do Plano Quinquenal do Governo 2015-2019 que prevê medidas visando uma gestão sustentável dos recursos naturais. “A nossa Ilha de Inhaca é muito sensível quer no ambiente e no seu ecossistema, pelo que, qualquer contribuição é sempre uma mais-valia para garantir a protecção e o desenvolvimento equilibrado de Ilha”, disse. 
Além de debates sobre formas de preservação da Ilha, o certame consistiu em visitas de campo, designadamente, na Ilha dos Portugueses, na Ponta Torres, nas Comunidades e nos Mangais. Na sequência foi produzida uma síntese com diretrizes para reforçar as acções da UEM e seus parceiros na preservação da Ilha de Inhaca.
Participaram na Academia Florestal técnicos do Conselho Municipal da Cidade de Maputo; do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA); do Ministério da Cultura e Turismo; do Mar, Águas Interiores e Pescas (MAIP); representante do CTA; da Ordem dos Engenheiros; da UP; ambientalistas e outros.

 

 

 

 

 

Fonte:www.uem.mz