Teve lugar no dia 07 de Julho de 2015, no edifício do Departamento de Ciências Biológicas o 3º seminário de consulta para elaboração do Plano Estratégico da Estação de Biologia Marítima da Inhaca (EBMI). O seminário tinha como objectivo discutir proposta de estratégia que visa fortalecer a capacidade de investigação na área de ciências marinhas e costeiras.

A EBMI localiza-se na Ilha da Inhaca a 32km a leste da Cidade de Maputo, foi fundada em 1951, destina-se a investigação científica no campo da biologia marítima pura e aplicada. A EBMI é usada para actividades académicas. É também responsável pela gestão do meio marinho, das reservas terrestres da Inhaca e fornece assessoria técnica ao Município de Maputo.

Apesar dos esforços feitos pela UEM e, com o apoio de parceiros de cooperação o estado geral da Estação em termos de infraestrutura e facilidades foi se degradando ao longo dos últimos anos por falta de financiamento e de recursos humanos à altura. Como consequência do estado de degradação o número de cursos de campo e de actividades de investigação diminuiu nos últimos anos.

A UEM em parceria com a Embaixada da Suécia realizou em 2013 uma avaliação sobre o estado da EBMI, o que confirmou a necessidade de alguma intervenção urgente nesta estação. Em 2014 iniciou um processo de reabilitação das infraestruturas existentes na Estacão bem como a construção de 2 casas para investigadores, uma residência com capacidade de acomodar 6 estudantes de pós-graduação, um laboratório seco e húmido, aquisição de meios circulantes, computadores, equipamento de laboratório e de campo.

O Plano Estratégico de Investigação da EBMI foi elaborado com base no resultado da analise feita sobre a situação actual da estacão e através da analise SWOT que teve lugar num seminário onde também se discutiu a missão, visão e valores da EBMI.

Os aspectos constantes neste plano resumem-se no seguinte:

· A EBMI deve promover mais actividades académicas tais como aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação dos cursos afins, cursos de curta duração, actividades de investigação, protecção das reservas marinhas e terrestres da ilha.

· A EBMI deve continuar no esforço de melhorar as suas infraestruturas com destaque para a construção de mais laboratórios, salas de aulas e de eventos científicos, aquisição de um barco para investigação.

· O plano recomenda a EBMI a busca de parcerias com instituições nacionais regionais e internacionais não só para a busca de financiamentos mas também para busca de especialistas e para desenvolver programas conjuntos interdisciplinares, entre outros.